Anoreg/RS – Temas atuais da classe extrajudicial são debatidos na reunião mensal do Fórum de Presidentes da Anoreg/RS

A Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS) e o Fórum de Presidentes das entidades notarias e registrais do estado realizaram, nesta terça-feira (20.04), por meio da plataforma Zoom, reunião mensal para debater os assuntos de interesse da atividade extrajudicial.

Na abertura do encontro virtual, foi aprovada a ata da última reunião. Logo após, o assessor institucional da entidade, Marcos Pippi, atualizou os participantes sobre o andamento do Projeto de Lei para regulamentação das centrais e plataformas eletrônicas, e demais relatórios.

Também foi pauta do encontro o lançamento da Frente Parlamentar de Justiça Notarial e Registral Municipal de Porto Alegre, de autoria da vereadora Tanise Sabino. A instalação da Frente ocorrerá no dia 27 de abril, às 16h, de forma online. Os participantes da reunião debateram, ainda, a criação de uma comissão de estudos da tabela de emolumentos do estado.

O presidente da Anoreg/RS, João Pedro Lamana Paiva, falou sobre a ouvidoria da Anoreg/RS, que recebeu 45 mensagens de janeiro a abril deste ano, sendo que 44 foram respondidas pelos cartórios e enviadas ao usuário, e uma mensagem está pendente de retorno. A reunião contou com a exposição de proposta de seguro para notários e registradores, realizada pelos representantes, Ana Claudia Silva, da Coopnore Unicred, e Cristiano Lipinski, da Unicred. Na oportunidade, as ações realizadas no último mês e outros assuntos gerais também foram mencionados.

Também participaram da reunião o presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS), José Flávio Bueno Fischer; o presidente do Sindicato dos Serviços Notariais do Rio Grande do Sul, José Carlos Espig;  a presidente da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Notários e Registradores (Coopnore), Margot Virgínia de Souza; a presidente do Instituto de Registo Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS), Denize Alban; a presidente da Fundação Escola Notarial e Registral (Enore), Juliana Follmer; o presidente do Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiregis), Calixto Wenzel; o presidente do Colégio Registral do RS, Cláudio Nunes Grecco; o presidente do Instituto de Estudos de Protesto do Rio Grande do Sul (IEPRO/RS), Romário Mezzari; o presidente da Associação dos Registradores e Notários do Alto Uruguai e Missões, Sérgio Mersserschmidt; o vice-presidente da Anoreg/RS e do CNB/RS, Danilo Kunzler; o conselheiro da Diretoria da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS), Rogério Pereira Figueiredo; a gestora administrativa do Colégio Registral do RS, Astrid Müller; a secretária executiva da Anoreg/RS, Fabiana Teixeira; a secretária do Colégio Registral do RS, Aurora Ferreira; e a gerente administrativa do Sindiregis, Juliana Salerno.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Anoreg/RS