31/03/2021 – TJ/AL – Comarca de União dos Palmares promove habilitação para pretendentes à adoção

Capacitação sobre os aspectos legais, sociais e psicológicos da adoção será realizada virtualmente nos dias 6, 13, 20 e 27 de abril

A Comarca de União dos Palmares, por meio do Núcleo Regional Multidisciplinar, realiza nos dias 6, 13, 20 e 27 de abril, curso de habilitação para pretendentes à adoção. A capacitação trabalhará os aspectos legais, sociais e psicológicos da adoção e será realizada virtualmente, na plataforma Zoom, das 18h às 21h.

A magistrada Emanuela Porangaba, da Vara do Único Ofício de Murici, abordará os preconceitos e mitos que envolvem a adoção e a importância do estágio de convivência para a construção dos vínculos familiares. Já o promotor de justiça, Lucas Carneiro, falará sobre as implicações do poder familiar e sobre as modalidades de colocação familiar.

Integrantes do Núcleo Regional Multidisciplinar, composto por psicólogas, assistentes sociais e pedagoga, trarão os temas como Direito da Criança e do adolescente e a Importância da proteção integral; Procedimentos de Habilitação e Adoção, Sistema Nacional de Adoção (SNA); Perfil da criança desejada X crianças em condições de serem adotadas e O filho idealizado e o filho real.

As profissionais também apresentarão debates sobre Peculiaridades das adoções de crianças maiores, adolescentes, grupos de irmãos ou PcD; Implicações psicológicas e sociais da devolução de criança ou adolescente anterior ou posterior à adoção ; Métodos de modelagem de crianças e adolescentes (técnicas educativas); e Desenvolvimento infantil.

O formulário para preenchimento da frequência será disponibilizado ao final de cada aula. O participante só receberá o certificado se obter frequência de 100% da carga horária.

Fonte: TJ/AL