20/12/2021 – Diário da Região – Estes foram os nomes mais registrados em bebês neste ano em Rio Preto

Tendência é de nomes curtos e com relação com histórias bíblicas

 

Miguel e Helena foram os nomes mais registrados nos cartório de Rio Preto, de acordo com a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP), em lista divulgada nesta segunda-feira, 20. No Brasil, foi detectada a mesma tendência.

 

A lista de nomes masculinos, liderada por Miguel (80), tem na sequência, Davi (62), Heitor (59) e Theo (52). Já na escolha dos nomes femininos, além de Helena em primeiro lugar (86), estão Alice (65), Laura (51) e Valentina (42).

 

A pequena Helena Monteiro Rodrigues Reis, nascida em janeiro de 2021, sempre foi a menininha da mãe, a auxiliar de berçário Renata Rodrigues Reis, mesmo antes dela saber que esperava uma garotinha. “Quando eu estava grávida, já sentia que era uma menininha e o nome veio: Helena. Sentia que era um nome forte, mais antigo”, lembra Renata. “A partir do momento que senti que deveria colocar Helena, não consegui pensar em outros nomes.”

 

Flávia Aparecida Gabriel, professora de 36 anos, deu à luz seu primeiro filho, Miguel de Andrade Gabriel, em janeiro deste ano. “Tive um aluno chamado Miguel que era muito simpático e falante, lembro sempre dele, porém não pensei em ter um filho com esse nome”, conta a mãe, que é católica. “Quando engravidei, antes de saber o sexo já senti que era Miguel, pois é um nome forte e tem um lado religioso, é um dos três arcanjos.”

 

A bancária Luana Pádua Micuci, de 29 anos, e o engenheiro civil João Victor Gasparini, de 30 anos, fizeram um chá revelação em que foram informados que esperavam uma menina, Helena. A alegria foi comemorada com a família. Alguns dias depois, o susto: na verdade, quem está chegando é Miguel. “Miguel já chegou chegando e é muito amado. Foi um misto de sentimentos. Demoramos alguns dias para ‘processar’ essa informação. Depois de mais ultrassons e outro exame de sexagem, todos com resultado masculino, nos sentimos mais seguros e começamos a comprar as coisinhas para ele”, conta Luana.

 

Para os papais, o que importa é a saúde do bebê. Luana garante que não sabia que Miguel e Helena eram nomes tão cotados pelos rio-pretenses e explica a razão de tê-los escolhido para batizar o primeiro filho. “O Miguel por ser um nome bíblico, devido ao Arcanjo Miguel, que é considerado o mais poderoso de todos os anjos, sendo um nome de personalidade forte”, descreve a bancária. “Helena sempre foi um dos nomes que mais gostei, imponente, forte, que tem significado de luz.”

 

O ranking geral dos nomes mais escolhidos no ano mostra a preferência por nomes simples e curtos, em uma tendência observada pelos Cartórios de Registro Civil de Rio Preto, responsáveis por registrar os nascimentos dos mais de 5 mil de recém-nascidos neste ano

 

“Essa maior escolha por nomes bíblicos pode ser explicado pela situação que vivemos recentemente, com as pessoas procurando uma maior proximidade com a fé”, considera Luiz Carlos Vendramin Júnior, presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP).

 

Nomes

 

Nomes masculinos mais frequentes

 

MIGUEL 80

DAVI 62

HEITOR 59

THEO 52

GAEL 50

NOAH 47

BENÍCIO 47

PEDRO 47

GABRIEL 46

ARTHUR 46

 

Nomes femininos mais frequentes

 

HELENA 86

ALICE 65

LAURA 51

VALENTINA 42

HELOÍSA 42

MANUELA 40

ANTONELLA 39

MARIA CLARA 36

MARIA JULIA 35

ÍSIS 34

 

Significados

 

Helena: É um nome de origem grega: Heléne, a partir de heláne, que significa “tocha”. O termo hélê quer dizer “raio de Sol”, fazendo com que o significado de Helena seja “a reluzente” ou “a resplandecente”.

 

Miguel: é um nome masculino e tem origem no hebraico Mikhael, formado a partir da junção dos elementos mikhayáh, e El, significando “quem é como Deus?”

 

Fonte: Diário da Região

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *