20.04.2023 – Prefeitura de Belo Horizonte promove treinamento topográfico para RIs do município

Parceria prevê a implementação de uma visão cartorial na ferramenta BH Map 

A Prefeitura de Belo Horizonte promoveu um treinamento topográfico na última terça-feira, 18 de abril, para os Registros de Imóveis do município. Oficiais e colaboradores dos cartórios se reuniram presencialmente na sede do CORI-MG para conhecer mais sobre a BH Map, projeto da Prefeitura que disponibiliza ao cidadão um conjunto de mapas e ferramentas para uso geral.   

A plataforma disponibiliza dados geográficos em camadas, coletados a partir do Sistema de Referência Espacial (SRID), que contemplam diversos setores da cidade. A parceria com os registradores surgiu a partir da necessidade de compartilhar informações específicas sobre o Registro de Imóveis, tanto para o município quanto para os cartórios.  

Para Ângelo Rizzo Neto, gerente de Manutenção do Cadastro Territorial Multifinalitário da Prodabel, empresa de informática e informação do município de Belo Horizonte e desenvolvedora da BH Map, a parceria entre a administração municipal e os cartórios é histórica. “Já tínhamos uma representação da cidade real, aprovada em termos de parcelamento. Agora, passamos a ter a da cidade cartorial. Podendo cruzar esses dados, conseguiremos melhorar o atendimento ao cidadão em muitos aspectos”, relatou. 

Segundo o titular do 1º Ofício de Registro de Imóveis da capital, Fernando Pereira do Nascimento, essa colaboração contribui para o avanço da atividade registral na cidade. “Os cartórios demandam retificação de área e, muitas vezes, esse procedimento exige trabalhos técnicos de georreferenciamento. Se o município tem essas informações já processadas, facilita o trabalho de todos”, disse. 

Os próximos passos incluem a criação da camada “lote cartorial” na ferramenta BH Map. Ângelo espera que todos os cartórios de Registro de Imóveis da cidade participem do projeto. “Temos trabalhado com os dados de algumas serventias, mas o ideal é possamos atingir a totalidade e criar fluxos de manutenção das camadas onde os próprios cartórios poderão contribuir com a edição dos dados”, finalizou.  

Fonte: Cori-MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *