14/12/2021 – Revista Trimestral de Jurisprudência é destaque em reportagem produzida pela Arpen/MS

Em entrevista à Arpen/MS, a diretora do Departamento de Pesquisa e Documentação do TJMS, Zeli Paim Vasques, falou sobre a revista da mais alta corte do estado.

 

Há 42 anos, o Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS) divulga a cada três meses a Revista Trimestral de Jurisprudência, visando reunir as principais informações e temáticas da mais alta Corte de justiça sul-mato-grossense.

 

Com mais de 220 edições, a Revista disponibiliza cadernos da jurisprudência cível e criminal, do conselho superior e dos noticiários do TJMS, e em cada categoria é possível descobrir e encontrar os fatos mais marcantes daquele trimestre.  

 

E para descobrir mais sobre a Revista Trimestral de Jurisprudência, a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais de Mato Grosso do Sul (Arpen/MS) conversou com Zeli Paim Vasques, diretora do Departamento de Pesquisa e Documentação do TJMS.

 

Em entrevista, Zeli Paim Vasques abordou o surgimento e a importância da Revista sobre a mais alta Corte de justiça sul-mato-grossense.

 

Confira a entrevista.

 

Arpen/MS: Como surgiu a ideia de criação da Revista?

Zeli Paim Vasques: No terceiro trimestre da criação do estado de Mato Grosso do Sul e do Tribunal de Justiça nasceu a Revista de Jurisprudência do TJMS para realizar a missão histórica de divulgar a jurisprudência. Como diria o presidente, desembargador Leão Neto do Carmo, a revista “nasce para alargar um campo em que seus filhos já abriram muitas clareiras; o das letras jurídicas. Veio para ficar, para ser elo e farol; poderoso ligamento entre os juízes de todo o Estado, motivação e estímulo para o aperfeiçoamento constante da magistratura do Estado que não será apenas, operosa, íntegra uniformemente coesa, mas também e principalmente, uma magistratura capacitada à realização da justiça.”

 

Arpen/MS: Qual a importância da Revista para o público interno e externo?

Zeli Paim Vasques: Acompanhar as tendências jurisprudenciais, pois embora existam várias plataformas digitais de jurisprudência, nem todos os operadores de direito, estudantes e o público em geral conseguem ter acesso.

 

Arpen/MS: Quais conteúdo são possíveis encontrar na Revista?

Zeli Paim Vasques: Artigos científicos, notícias relevantes e jurisprudências da corte sul-mato-grossense.

 

Arpen/MS: Na sua opinião, qual a importância de reunir informações judiciarias em plataformas eletrônicas?

Zeli Paim Vasques: O alcance em plataformas eletrônicas é gigante, o que proporciona a disseminação da informação, dos julgados.

Desde o ano 30 – n.º 171 – janeiro a março de 2009 a Revista Trimestral de Jurisprudência TJMS passou a ser disponibilizada exclusivamente em formato eletrônico e até o momento teve 10.715 acessos, o que fica claro o alcance na internet.

 

Arpen/MS:  Em sua opinião, a busca por informações jurídicas no universo virtual, como os de Registro Civil, por exemplo, impulsionaram para criação da revista?  

Zeli Paim Vasques: Não. O objeto principal da Revista quando foi criada era levar conhecimento aos magistrados do estado, uma vez que havia dificuldade de comunicação, já que não existia a facilidade que temos hoje pela rede mundial de computadores. 

 

Arpen/MS: Qual a relevância dos serviços à população serem oferecidos de forma virtual, como as centrais eletrônicas dos Cartórios, por exemplo?

Zeli Paim Vasques: Além de facilitar o acesso à população, os cartórios divulgam os serviços prestados pelo TJMS e torna mais célere a prestação de serviços.

 

Fonte: Arpen/MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *