29/03/2021 – ES Hoje – Cartórios somam 222 mortes por covid-19 a mais do que Secretária de Saúde no ES

Os números de óbitos decorrente da pandemia de Covid-19 no Espírito Santo, atualizados diariamente pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) podem estar defasados. Isso é o que indica a base de dados no portal da transparência da Arpen Brasil (Associação Registradores de Pessoas Naturais). Os números registrados pelos cartórios do Espírito Santo apontam para 7.471 óbitos por Covid-19 até o dia 28 de março, enquanto os dados da Sesa apontam 7.249 mortes. Há uma diferença de 222 óbitos.

Os números da Arpen Brasil trazem informações como nome completo, idade, CPF e são computados desde o dia 16 de março de 2020, no início da pandemia.

A base de dados consultada pelo ESHOJE, que trazem a Covid-19 como a causa da morte, vale destacar, ainda têm defasagem e passam por constantes inclusões. Isso se deve ao fato de entre a emissão do documento no cartório, envio das informações e inserção no sistema poder haver um prazo de até 15 dias.

A metodologia utilizada pelas duas bases de dados também é diferente. A Arpen contabiliza os óbitos ocorridos no dia, enquanto o dado diário da Sesa se refere às mortes confirmadas naquela data, mas muitas delas ocorridas em dias anteriores.

Apesar das diferenças, é nítido em ambas as bases que a curva de mortalidade e contaminação pela doença segue em franca ascensão em território capixaba, como tem destacado repetidamente o secretário de saúde, Nésio Fernandes.

A reportagem entrou em contato com a Sesa solicitando esclarecimentos sobre a diferença nos números de óbitos entre as duas bases, mas não obteve retorno. O espaço permanece aberto.

Fonte: ES Hoje

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *