Melhorias na troca de informações entre cartórios e IBGE são debatidas em reunião na CGJ

O corregedor-geral de Justiça da Paraíba, desembargador Carlos Beltrão, e o juiz corregedor Carlos Neves, receberam, nesta terça-feira (3), no gabinete da Corregedoria, integrantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na ocasião, os presentes debateram sobre a coleta de dados junto aos cartórios extrajudiciais e sobre o aperfeiçoamento do sistema de comunicação entre os órgãos.

Durante a reunião, o superintendente estadual do IBGE na Paraíba, Roberto Salgado, explicou que os dados do Registro Civil são divulgados periodicamente pelo IBGE. “Quando algum cartório não os fornece, podemos ter um resultado distorcido dos indicadores, por isso, a importância de uma obrigatoriedade no repasse dessas informações”, argumentou.

Os corregedores afirmaram que o pleito será apreciado e que uma nova reunião, mais ampla, será realizada, com participação das categorias e das Gerências de Tecnologia da Informação e de Pesquisas Estatísticas do TJPB, com o objetivo de avançar no debate e no aperfeiçoamento do intercâmbio das informações.

Também estiveram presentes, os integrantes do IBGE: Lamartine Candeia de Andrade (chefe de Seção das Pesquisas Sociais), Rafael Marconi dos Santos (chefe de Agência – Campina Grande) e Mateus Viera de Gouveia (agente de Pesquisa e Mapeamento).

 

Fonte: CGJ/PB