CGJ-PB marca presença no Encontro Mundial do Notariado & XXV Congresso Notarial Brasileiro

O corregedor-geral de Justiça da Paraíba, desembargador Carlos Beltrão, e o juiz corregedor Antônio Carneiro participaram esta semana do ‘Encontro Mundial do Notariado & do XXV Congresso Notarial Brasileiro’, encerrado nesta sexta-feira (10) em Brasília. O evento reuniu tabeliães de notas de diversos países que adotam o modelo do notariado latino, o mesmo praticado no Brasil.

Promovido pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF) em parceria com a União Internacional do Notariado Latino (UINL) e a Comissão de Assuntos Americanos (CAAm), o Encontro contou com a realização de quatro eventos internacionais e mais três projetos especialmente desenvolvidos para esta oportunidade.

Representantes do notariado brasileiro apresentaram as novas funcionalidades da plataforma e-Notariado, desde sua implementação inicial até os desenvolvimentos mais recentes. Também foram discutidas diversas soluções digitais e estratégias, os avanços tecnológicos, a desjudicialização, entre outros temas atuais relacionados à área.

Para o corregedor-geral da Paraíba, o evento foi rico em aprendizado. “Vimos muitas inovações na atividade notarial, com uma vasta troca de experiências e de boas práticas implementadas em vários países (91 presentes), notadamente em tecnologia e inteligência artificial. Palestras interessantes de ministros e notários sobre desjudicializacão, com destaque para a importância da evolução dos cartórios na atualidade”, avaliou o desembargador Carlos Beltrão.

O juiz corregedor Antônio Carneiro também enalteceu o encontro. “Uma excelente oportunidade para se conhecer o panorama atual do notariado no Brasil e no mundo”, declarou.

 

Fonte: TJPB