29/10/2021 – ACidade ON – Após pico em 2020, São Carlos tem redução no número de divórcios

Dados da Arpen-SP mostram também que os casamentos voltaram a ser mais frequentes entre janeiro e setembro desde ano

 

Depois de disparar 180% no ano passado, o número de divórcios extrajudiciais a cair em 2021 em São Carlos.

 

Levantamento feito pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), a pedido do ACidade ON São Carlos, mostra 26 casais desfizeram as bodas até setembro, 38% a menos na comparação com 2020.

 

No retrospecto mensal, os meses de janeiro (8) e maio (6) foram os de maior volume de divórcios neste ano. Em setembro, último mês do levantamento, apenas um divórcio foi contado. Em dois meses, julho e abril, não houve separação extrajudicial na cidade.

 

O divórcio extrajudicial é realizado em cartórios, com a anuência dos dois cônjuges para a dissolução do matrimônio e partilha de bens, explica a diretora da Arpen, Eliana Lorenzato Marconi. “Os dois precisam anuir, querer o divórcio que a gente chama de consensual. Não pode ter filho incapaz, menores, interditados. Isso não pode e não é possível fazer em cartório”.

 

Entre os casamentos, após um ano em baixa, São Carlos voltou a ter maior movimento nos cartórios. A associação contou até setembro 882 bodas, 19% a mais do que em 2020, quando foram registrados 741. No ano passado, frente ao cenário pré-pandemia, houve diminuição de 24,8% nos casórios.

 

No comparativo mês a mês, setembro foi o de maior volume de casamentos em 2021, com 134, e ficou a dois casamentos de igualar o recorde de 2020, batido em dezembro, quando foram contados 136. Os dois meses são os novos queridinhos dos noivos, que aproveitam a primavera (e as flores mais baratas) e o 13º salário. “Estamos tendo agora uma volta dos casamentos. Esperamos que até fevereiro e março voltemos com os números do ano anterior à pandemia. Essa é a expectativa”.

 

Em Araraquara houve pequeno aumento no número de casamentos até setembro deste ano, quando foram registradas 852 bodas. Em 2020, ano em que a pandemia de Covid-19 teve seu primeiro auge, houve retração de quase 22% nos “sim” dados nos cartórios.

 

Por outro lado, os divórcios extrajudiciais em Araraquara cresceram tanto no primeiro quanto no segundo ano de pandemia. O total até setembro já tinha crescido 11% em 2020, quando foram registradas 61 separações, e teve nova expansão neste ano, com 24,6%, com 76 registros.

 

Fonte: ACidade ON – São Carlos