28/06/2021 – Governo do MS – Em live no Dia do Orgulho LGBTQIA+, Subsecretaria destaca avanços nas políticas públicas no Estado

Nesta segunda-feira, 28 de junho, é comemorado mundialmente o Dia do Orgulho LGBTQIA+, que marca a luta dessa comunidade pela igualdade de direitos civis e sociais. Para celebrar esta data, ampliar a importância do debate e a conscientização sobre o movimento, a Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas LGBT+, realizou live especial em homenagem à luta LGBT+, a partir das 16h, com transmitida na página oficial do Governo do Estado no Facebook.

“O reconhecimento da diversidade é parte fundamental da luta por igualdade de direitos e equidade de condições sociais. Não são as nossas diferenças que nos dividem. É a nossa incapacidade em reconhecer, aceitar e celebrar tais diferenças. O dia do orgulho, para além de celebrarmos, é para refletirmos sobre o direito de ser. Ser o que se é e, dessa forma, poder transitar livremente, sem que a própria existência seja colocada como ameaça à vida”, explica o subsecretário de Estado de Políticas Públicas LGBT+, Leonardo Bastos.

Para o bate-papo, foram convidadas Mikaella Lima (Conselho Estadual LGBT); Janaína da Silva Menezes (Conselho Estadual LGBT); Lorena Vasques (Ativista LGBT) e Carlos Eduardo Rodrigues (Coordenador Estadual – IBRAT/MS).

A live teve tradução simultânea na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Dia do Orgulho LGBTQIA+

O dia 28 de junho marca, desde 1969, o Dia do Orgulho LGBT, data que lembra a luta por direitos da população LGBT+, em memória de lideranças lésbicas, transexuais, travestis e gays que frequentavam o bar Stonewall Inn, em Manhattan, Nova Iorque (EUA), e eram frequentemente reprimidos pela polícia local. Até que, naquele 28 de junho, decidiram se levantar contra a opressão homofóbica em protestos que ficaram conhecidos internacionalmente como o mais marcante fato da história do movimento pelo reconhecimento à diversidade sexual.

Fonte: http://www.ms.gov.br/em-live-no-dia-do-orgulho-lgbtqia-subsecretaria-destaca-avancos-nas-politicas-publicas-no-estado/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *