25/06/2021 – CGJ/RJ – Juízes auxiliares da CGJ iniciam projeto de orientação e apoio ao 1º grau

O projeto Monitoramento Geral, idealizado pelos juízes auxiliares da Corregedoria Geral da Justiça, Renata Guarino e Luiz Eduardo de Castro Neves, deu início, em junho, a um ciclo de visitas virtuais aos magistrados de 1º grau para prestar orientações e apoiar a evolução dos índices cartorários pela identificação de oportunidades de melhoria e tratamento do acervo.

Decorrente de um monitoramento constante, as unidades são agrupadas de acordo com seu desempenho em diferentes indicadores, como por exemplo: grau de atingimento da meta 2 do CNJ, taxa de congestionamento ou autos paralisados. Nas reuniões, são debatidas as deficiências e dificuldades do grupo, sempre com foco na busca a soluções eficazes e criativas que viabilizem o alcance de resultados satisfatórios.

“Neste difícil período de isolamento, que vivemos em razão da pandemia, o projeto Monitoramento Geral proporciona aproximação e alinhamento com as diretrizes traçadas pelo Corregedor, promove integração entre os magistrados e fomenta, sobretudo, a troca de experiências, onde o ganho de cada um passa a ser vitória de todos”, diz o juiz Luiz Eduardo de Castro Neves.

A juíza Renata Guarino complementa: “É fundamental estabelecermos um processo dialógico que integre os colegas magistrados às diretrizes da gestão e envolva gabinete e cartório no objetivo comum de implementação de melhorias”.

As visitas virtuais acontecerão de forma gradual e progressiva e alcançarão 100% das unidades de 1ª instância. Os juízes auxiliares manterão permanentemente o canal de comunicação aberto com as unidades e, a cada dois meses, os índices de desempenho serão comparados para que a Corregedoria possa verificar a eficácia das medidas tomadas.

Fonte: CGJ/RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *