25/05/2021 – Diário de Santa Maria – Óbitos por Covid-19 em pessoas de 50 a 59 anos aumentam 217% em Santa Maria

Proporção de mortes de idosos a partir 80 anos, entretanto, é o menor já registrado em toda pandemia

Um aumento percentual de 217% no número de óbitos por Covid-19 de pessoas na faixa etária entre 50 a 59 anos foi contabilizado pelos Cartórios de Registro Civil de Santa Maria no mês de abril. Essa população viu crescer os números percentuais de óbitos no último mês, mesmo quando comparados a março deste ano, o mês que registrou o maior número de mortes causadas pela Covid no Rio Grande do Sul, e também em relação à média de mortes de sua faixa etária desde o início da pandemia.

– Chama a atenção, é claro, que se tu tens um percentual menor dos óbitos em pessoas com 70 anos ou mais, a faixa dos 50 anos tem número de mortes cada vez mais elevadas – lamenta o médico epidemiologista e professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Marcos Lobato.

A população de 60 e 69 anos também registrou crescimento de 47% no número de óbitos em abril na comparação com o período que vai de março de 2020 a março de 2021.

Ainda em aumento, mas em patamares inferiores, a população entre 70 e 79 anos registrou crescente de mortes de 30% em relação à média desta idade no período, mantendo-se o dado de 48 óbitos para a população desta faixa etária. Nas demais faixas etárias, já vacinadas, o número de óbitos caiu em relação à média desde o início da pandemia, reduzindo 65% entre 80 e 89 anos, e 32% na população entre 90 e 99 anos.

Os dados constam no Portal da Transparência do Registro Civil, base de dados abastecida em tempo real pelos atos de nascimentos, casamentos e óbitos praticados pelos Cartórios de Registro Civil do País, administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), cruzados com os dados históricos do estudo Estatísticas do Registro Civil, promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base nos dados dos próprios cartórios brasileiros.

*Com informações da assessoria de comunicação da (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul)

Fonte: Diário de Santa Maria