25/03/2022 – Cartórios de Goiás disponibilizam serviços on-line e gratuitos

População pode ter acesso via sites oficiais | 28.03.22 – 10:58

 

Goiânia – Cartórios goianos têm disponibilizado uma série de serviços on-line e gratuitos. Trata-se de uma medida para adequar a novas tendências tecnológicas. O Brasil tem cerca de 152 milhões de usuários na internet, de acordo com pesquisa realizada em 2020 pela TIC Domicílios, lançada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br). Os números divulgados correspondem a 81% da população do país com 10 anos ou mais e de olho no digital.

 

Segundo o presidente da Associação dos Titulares de Cartório de Goiás (ATC), Rodrigo Borba, o impulso dado em razão da pandemia levou os serviços em geral a um nível de maior comodidade aos usuários. Com os cartórios, não poderia ser diferente. “Os cartórios estão atualmente habilitados para a prestação de muitos serviços de forma digital, sem a necessidade de deslocamento para isso. Estão antenados e de braços, ou melhor, de ‘links abertos’, para todos”, diz.

 

Contudo, a informatização dos serviços cartorários e atendimentos on-line ainda são desconhecidos por boa parte da população. O marketing presente na internet, com sites de intermediários simulando os oficiais, têm feito com que as pessoas paguem mais caro, de acordo com Rodrigo. Ele pontua ainda que, no caso do Registro de Imóveis, por exemplo, não há nenhuma cobrança a mais pelo serviço on-line, entretanto, sites intermediários têm cobrado caro pelo serviço.

A ênfase na informatização dos serviços cartorários teve impulso pela Lei n. 11.977/09 e após outras leis e atos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), onde todas as especialidades de cartórios passaram a ofertar centrais eletrônicas disponíveis para serem acessadas pela população.

 

Com  essa maior comodidade disponível a todos que precisam de cartórios Rodrigo acredita que houve um aumento da procura pela internet, com a migração, ainda lenta, mas constante, de pedidos à distância em detrimento de procuras presenciais e ressalta: “Quanto mais pessoas souberem, mais pessoas serão beneficiadas por esses tipos de serviços que vieram para facilitar a vida de todos”, finaliza.

 

Confira as plataformas eletrônicas de cartórios no Brasil:

Registro de Imóveis: www.registradores.onr.org.br

Tabelionatos de Notas: www.e-notariado.org.br

Tabelionatos de Protestos:  site.cenprotnacional.org.br

Registro Civil: sistema.registrocivil.org.br

Pessoas Jurídicas e Títulos e Documentos: www.rtdbrasil.org.br

 

Fonte: A Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *