O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove nesta sexta-feira (25/6), às 14h, o Webinar sobre Prêmio CNJ de Qualidade. No encontro, serão respondidas dúvidas dos tribunais sobre os critérios de avaliação da edição 2021 da premiação que reconhece boas práticas de gestão dos órgãos do Judiciário.
Segmentando em quatro eixos temáticos – governança, produtividade, transparência e dados e tecnologia –, o Prêmio CNJ de Qualidade estimula os tribunais a buscarem a excelência na gestão e no planejamento de suas atividades, por meio da sistematização e disseminação das informações e do aumento da eficiência da prestação jurisdicional. A premiação foi criada em 2019 em substituição ao antigo Selo Justiça em Números, implementado desde 2013.
A edição deste ano apresenta avanços, com mudanças nos critérios de pontuação solicitadas pelos tribunais e para avaliar desafios do Judiciário, como as iniciativas do Justiça 4.0, a promoção da equidade de gênero, ações voltadas à política criminal e ao sistema carcerário, entre outros. Os requisitos para comprovação das ações foram simplificados, com a utilização da Base Nacional de Dados do Poder Judiciário (DataJud) para conferência e validação dos dados. Os tribunais são reconhecidos nas categorias “Diamante”, “Ouro” e “Prata”.
O Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ vem se reunindo periodicamente com os tribunais para esclarecer dúvidas sobre o DataJud. No encontro desta sexta, a prioridade será para questões sobre os demais itens do Prêmio, especialmente sobre os eixos de governança, tecnologia e transparência.
Fonte: https://www.cnj.jus.br/evento-nesta-sexta-25-6-esclarece-duvidas-sobre-premio-cnj-de-qualidade/