24/03/2022 – Pequenos produtores pedem apoio para acelerar regularização fundiária da Gleba Maringá

O deputado Nininho (PSD) recebeu representantes dos moradores em seu gabinete. Processo tramita há cerca de dois anos no Intermat

 

Pequenos produtores rurais da Gleba Maringá, no município de Poxoréu, querem o apoio do deputado estadual Ondanir Bortolini (Nininho – PSD) para agilizar o processo de regularização fundiária que tramita há cerca de dois anos no Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat).

Durante audiência com o parlamentar, o presidente da Associação de Produtores Rurais da Gleba Maringá, Clodoaldo de Alencar Campos, disse que a regularização é essencial para garantir a segurança jurídica aos proprietários dos 79 sítios e suas famílias.

 

A Gleba Maringá ocupa uma área de 1.200 hectares. Atualmente, os produtores não têm acesso à energia elétrica e a financiamentos bancários devido à falta de regularização dos imóveis rurais.

 

HORTIFRUTIS E LEITE

Além do plantio de hortifrútis e da criação de peixes e suínos, a pecuária leiteira é bastante difundida na área. “No entanto, a falta de energia, necessária para refrigerar o leite, impede o aumento da produção”, lamenta o produtor Maurício Rodrigues de Oliveira.

Jocinei de Oliveira, que também é proprietário de imóvel na Gleba Maringá, diz que a eletricidade disponível em algumas propriedades é proveniente de energia solar ou produzida por geradores movidos a combustível.

 

O deputado Nininho assumiu o compromisso de acompanhar o andamento do processo junto ao Intermat. Também determinou à assessoria de gabinete que busque informações junto ao instituto e acompanhe a tramitação para garantir a posse legal da terra.

 

“Os proprietários da Gleba Maringá podem contar comigo até a fase final, com entrega da documentação das terras. É importante que as famílias tenham os seus lotes titulados para que possam investir e produzir com segurança e tirar o sustento da terra”, pontua o deputado.

O engenheiro agrônomo Isaías Borges Campos, que presta consultoria técnica aos agricultores familiares da Gleba Maringá, também participou da agenda com o deputado Nininho.

 

Fonte: ALMT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *