23/03/2021 – GZH – Plantão de registro de óbitos volta a funcionar somente na Central de Atendimento Funerário em Porto Alegre

Serviço estava sendo realizado também no Cartório de Registro Civil da 2ª Zona, no bairro Cidade Baixa

Após ter que reforçar o atendimento e contar com o apoio de mais um órgão, o plantão para registro de óbitos em Porto Alegre voltou a funcionar nesta segunda-feira (22) somente na Central de Atendimento Funerário. A decisão foi comunicada pelo Tribunal de Justiça (TJ), após reunião envolvendo a Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ), a direção do Foro da Comarca de Porto Alegre e registradores.

No encontro, foi constatado que as medidas emergenciais adotadas há uma semana para atender à alta demanda de registros se mostraram efetivas. Com isso, fica encerrado o plantão excepcional que o Cartório de Registro Civil da 2ª Zona da Capital, localizado no bairro Cidade Baixa, vinha prestando para reforço da estrutura de atendimento.

Conforme o TJ, não foram registrados atrasos ou aglomerações nos horários de plantão, tanto nos dias úteis como no final de semana. O juiz-corregedor Maurício Ramires informou que, com a expansão do horário de funcionamento e de atendimento, passou a ser possível atender a toda a demanda e que o “cartório da segunda zona, que funcionou como reforço, praticamente não precisou ser utilizado”.

A Central de Atendimento Funerário está localizada na Rua Santana, 966, e funciona 24 horas, nos sete dias da semana.

Fonte: GZH