21/05/2021 – Arpen/RS – Cartórios bem pra ti: Projeto “Confraternização Solidária” é promovido pelo RCPN da Primeira Zona de Novo Hamburgo

Com o apoio da comunidade local, ações sociais são desenvolvidas com o objetivo de auxiliar, de forma contínua, idosos e crianças em situação de vulnerabilidade social
Em continuidade ao projeto “Cartórios bem pra ti”, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS) traz detalhes do projeto “Confraternização Solidária”, realizado pelo Registro Civil das Pessoas Naturais da Primeira Zona de Novo Hamburgo, a 40km da capital gaúcha.
Titular da serventia, Elisabeth Pereira Rodrigues Schwab conta que a iniciativa foi idealizada para auxiliar idosos carentes e crianças em situação de vulnerabilidade social, de forma contínua. Na primeira campanha, que ocorreu no Natal do ano passado, os beneficiados foram o Lar São Vicente de Paula, Cecrife e Lar Colméia, alcançando uma média de 135 idosos e 75 crianças.
“O nome do Projeto evidencia seus objetivos: confraternizar solidariamente com o próximo. Ser solidário é se colocar no lugar do próximo. Então, os representantes das instituições que integraram a proposta arrecadaram e entregaram 9.102 unidades de fraldas geriátricas; 464 litros de leite; 20 kits de material escolar; 70 kits de higiene; 60 pares de chinelos e 70 brinquedos”, destacou a titular. O Cartório ainda realizou, na Páscoa deste ano, a distribuição de 133 ovos de chocolate para as crianças abrigadas pelo Lar Colméia e Cecrife.
O projeto “Confraternização Solidária” contou com o apoio do Registro Civil das Pessoas Naturais da Primeira e da Segunda Zona do município, os Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) 0010 e 0015, em conjunto com a Associação dos Despachantes do Vale do Sinos e o Centro de Formação de Condutores (CFC) Valderez de Novo Hamburgo, e com a contribuição da comunidade local.
O Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais da Primeira Zona de Novo Hamburgo presta os serviços de registros e trasladações de nascimentos, casamentos e óbitos, averbações de divórcios, separações, emancipações, anotações diversas, retificações, reconhecimento de filhos socioafetivos, reconhecimento de paternidade, emissões, alterações e correções de CPFs, e validação de procurações da Receita Federal, entre outros. No CRVA, os serviços são inerentes ao registro de veículos automotores.
De acordo com Elisabeth, “o Registro Civil das Pessoas Naturais tem uma importância muito grande dentro da comunidade, do Estado e do País, haja vista que se trata da pessoa natural, sua naturalidade, nacionalidade, filiação e estado civil”, pontua. O Registro Civil das Pessoas Naturais da Primeira Zona de Novo Hamburgo fica localizado na Rua Confraternização, nº 652, no bairro Pátria Nova.
Entre as principais novidades dos últimos cinco anos na serventia, destacam-se a instalação de postos do cartórios dentro das maternidades para registros de nascimentos e de óbitos; a criação das Centrais de Registro Civil estadual e nacional; apostilamentos – validação de documentos para uso nos países signatários da Convenção de Haia de 1965 -; os convênios firmados para prestação de novos serviços, como o CPF e a validação de procurações da RFB; e a desjudicialização de vários atos, como casamento homoafetivo, averbação de alteração de prenome e sexo de transgêneros e averbações de filhos socioafetivos.
Cartórios bem pra ti
O projeto tem o objetivo de incentivar os registradores gaúchos a compartilharem inovações, mudanças de instalações, datas comemorativas de fundação e ações especiais promovidas nas serventias de Registro Civil do estado. Os interessados em participar do projeto podem enviar as informações iniciais para o e-mail [email protected]. Depois, a equipe de Comunicação da Arpen/RS entrará em contato para dar continuidade à produção da reportagem.
Participe do projeto e divulgue o desenvolvimento do seu cartório!
Fonte: Assessoria de Comunicação – Arpen/RS