20/03/2022 – O Globo – Ancelmo Gois – Iniciativa do Estado do Rio viabiliza a recuperação de certidões de nascimento ‘esquecidas’

Por Nelson Lima Neto

20/03/2022 • 09:00

 

Veja essa iniciativa do governo do Rio. Desde setembro, cerca de 300 certidões de nascimento e casamento foram localizadas em cartórios de outras cidades ou estados do país pela equipe do Núcleo de Assistência ao Cidadão (NAC).

 

É o caso, por exemplo, do Severino Sebastião de Souza, 78 anos, aposentado, segurando, veja só, sua certidão de nascimento nova após dez anos sem o documento. Ele perdeu o original numa enchente que atingiu a sua casa em São Gonçalo e desde então não conseguiu a segunda via.

 

A “viagem” da certidão foi grande: o Núcleo de Assistência ao Cidadão localizou o documento no cartório da cidade de Nova Cruz, no Rio Grande do Norte (RN), que fica a 114 km da cidade de João Pessoa (Paraíba), onde Severino Sebastião nasceu. Em 2019, o aposentado participou de uma ação social da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, em São Gonçalo, onde o processo de busca pelo NAC foi iniciado.

 

Fonte: O Globo – Ancelmo Gois

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *