19/01/2022 – Itatiaia – Prefeitura de Nova Lima faz mutirão para emissão gratuita de segunda via de documentos para atingidos pelas chuvas

No primeiro momento, podem ser solicitadas novas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito

 

A Prefeitura de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, fará a partir desta quinta-feira (20) um mutirão para que as pessoas que perderam seus documentos durante os alagamentos na cidade possam solicitar gratuitamente a segunda via.

As equipes que receberão as demandas de emissão da nova documentação estarão instaladas em Honório Bicalho e Santa Rita, bairros mais afetados pelas das chuvas que atingiram a cidade no início de janeiro.

 

As pessoas atingidas poderão solicitar a segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito. No ato do atendimento, será preenchido um formulário com os dados do solicitante. Essas informações serão encaminhadas ao Cartório de Registro Civil de Nova Lima e ao Sindicato dos Oficiais de Cartório de Registro Civil para a emissão das certidões.

 

No primeiro momento, as pessoas não poderão solicitar a segunda via da carteira de identidade, já que a emissão depende da apresentação da certidão de nascimento. Equipes da prefeitura farão um levantamento dos cidadãos que precisam de nova via desse documento e depois será feita uma nova ação para a emissão da documentação.

 

Para facilitar o atendimento, a prefeitura recomenda que a população leve anotados os números dos quais lembrar, como da carteira de identidade e CPF, ou qualquer documento que tenha sido possível salvar durante os alagamentos.

 

A entrega das certidões também será feita em mutirão, à medida que as novas vias forem emitidas.

 

Impacto das chuvas

No último dia 9, a Prefeitura de Nova Lima decretou estado de emergência, diante dos impactos e prejuízos provocados pelas chuvas fortes que atingiram a cidade e causaram deslizamentos, movimentações de terra, alagamentos, necessidade de evacuação de moradores e interrupção de funcionamento de empresas.

 

A prefeitura estima que dentro dos bairros mais afetados, Honório Bicalho, Santa Rita, Nova Suíça, Bela Fama, Vale do Sol e Água Limpa, ao menos 600 imóveis tenham sido atingidos, 2.400 pessoas desalojadas, enquanto 30 casas já foram interditadas pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil. Aproximadamente, outros 100 estabelecimentos comerciais também foram atingidos.

 

A Defesa Civil registrou também, nesse período de chuvas, mais de 400 chamados pelas mais diversas razões, dentre elas, deslizamentos de taludes, alagamentos e abatimento de vias públicas, além de imóveis, muros e árvores com risco de queda.

 

Serviço

Solicitação de 2ª via de documentos para atingidos pelas chuvas

Data: a partir de quinta-feira (20/01)

Horário: segunda a sexta – 09h às 19h | sábado – 09h às 15h

Locais:

– Clube do Sindicato dos Mineiros – Av. Renato Avelar Azeredo – Honório Bicalho (em frente ao Residencial Eco Vila)

– Escola Municipal Dulce Santos Jones – Rua Sete, 40 – Santa Rita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *