18/03/2022 – Ric Mais – Imposto de renda: site facilita acesso a dados de imóveis

Serviço conta com dados de todos os 200 cartórios de imóveis do Paraná

 

Os dados de imóveis exigidos pela Receita Federal na declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) de 2022 agora estão disponíveis no portal registradores.onr.org.br. No site, é possível pesquisar bens, acessar a matrícula do imóvel e solicitar certidões.

 

A Receita Federal pede informações como data de aquisição, forma de pagamento e descrição – incluindo gastos com reformas ou ampliações nos imóveis existentes – referentes a cada imóvel que o declarante possua.

 

Lançado em setembro do ano passado, o Serviço de Atendimento Eletrônico Compartilhado (Saec) reúne dados de todos os 200 cartórios de imóveis do Paraná. Somente em seu primeiro mês de funcionamento nacional, o sistema transmitiu mais de 1 milhão de documentos.

 

“Com o Saec a população tem acesso, de forma ágil e eficaz, aos documentos necessários para declaração. São diversas facilidades para os contribuintes como, por exemplo, a visualização da matrícula. Não é preciso se deslocar até o cartório, agora é possível pesquisar os dados da matrícula de um jeito simples e que garante o melhor custo benefício. A ferramenta atende à necessidade da população, pois possibilita um serviço com agilidade nesta era de economia digital, disponível a qualquer hora e dia, de pronto atendimento”, explicou o presidente da Associação dos Registradores de Imóveis do Paraná (Aripar), Fernando Pupo Mendes.

 

Como fazer

 

O usuário deve acessar o portal, clicar no ícone correspondente na tela principal: “Visualização da Matrícula”, fazer login informando e-mail e senha ou com uso do certificado digital. Depois, em novo pedido, o usuário deve selecionar o estado que deseja fazer a solicitação. Por meio dessa ferramenta, é possível visualizar, de forma online, a matrícula do imóvel.

 

O declarante também pode solicitar a certidão do imóvel em formato digital. O valor do serviço, assim como o de todos os demais disponibilizados no portal, é tabelado em todo o estado do Paraná por lei estadual e por homologação da Corregedoria-Geral da Justiça.

 

Fonte: Ric Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *