17/08/2021 – TJ/PR – Semana da Justiça pela Paz em Casa começa nesta segunda-feira

De 16 a 20 de agosto, diversos eventos serão realizados em todo o Estado

 

Nesta segunda-feira (16/8), durante sessão contenciosa do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), foi realizada a abertura da 18ª Edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa. De 16 a 20 de agosto, diversos eventos serão realizados em todo o Estado.

 

A campanha, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Tribunais de Justiça estaduais, tem como foco realizar uma mobilização em todo o país pela resolução de casos de violência doméstica. No TJPR, a Semana é articulada pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID).

 

“A abertura da Semana da Justiça pela Paz em Casa é mais uma demonstração de que o TJPR está comprometido com a eficácia e presteza de suas ações, zelando sempre pela melhoria das relações sociais e principalmente pela valorização do ser humano”, declarou o Presidente da Corte paranaense, Desembargador José Laurindo de Souza Netto, durante a sessão do OE.

 

Atualmente, há mais de 104 mil ações penais de violência doméstica em andamento no TJPR e em torno de 29 mil medidas protetivas vigentes no Paraná, números que demonstram a relevância da campanha. Durante toda a semana, serão realizados mutirões para a realização de audiências e julgamento de processos que envolvam casos de violência contra a mulher, em todo o Estado.

 

“A Semana da Justiça pela Paz em Casa tem o objetivo de dar efetividade à Lei Maria da Penha. Nessa Semana, além de realizar eventos na Capital, iremos dar visibilidade para as ações dos nossos colegas no interior. A equipe da CEVID está motivada e pronta para dar sua colaboração”, falou a Coordenadora da CEVID, Desembargadora Ana Lúcia Lourenço, durante a apresentação da abertura.

 

Eventos

 

Além da mobilização pela solução de casos relativos à Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), serão realizadas ações preventivas sobre a pacificação doméstica. O objetivo é informar a sociedade sobre os crimes cometidos contra a mulher, as formas de se buscar ajuda, fomentar a cultura da paz e debater a necessidade de uma mudança de cultura.

 

Nesse sentido, a CEVID promoverá os seguintes eventos:

 

– Terça-feira (17/8), às 11h00: Lançamento da Revista Eletrônica da CEVID;

 

– Terça-feira (17/8), às 16h00: Evento virtual “Violência e Assédio Sexual nas relações de trabalho” que será transmitido pelo Canal do YouTube da Escola Judicial do Paraná (EJUD-PR);

 

– Quarta-feira (18/8), às 9h00: Relançamento do Guia de Grupos Reflexivos para Autores de Violência Doméstica e abordagem sobre a importância do mapeamento da rede de atendimento no Estado;

 

– Quinta-feira (19/8), às 9h00: 1º Webinário de Grupos Reflexivos para Autores de Violência Doméstica;

 

– Quinta-feira (19/8), às 16h00: evento virtual “15 Anos da Lei Maria da Penha: uma análise do Judiciário e da psicanálise”;

 

– Sexta-feira (20/8), às 10h30: Apresentação do Formulário Nacional de Avaliação de Risco, que será transmitido pelo Canal do YouTube da EJUD-PR;

 

– Sexta-feira (20/8), às 19h00: Encerramento da Semana Nacional da Justiça Pela Paz em Casa, com a palestra “O papel do Judiciário no combate e prevenção à violência doméstica e familiar contra as mulheres”.

 

As Comarcas também realizarão ações como palestras, webinários e rodas de conversa. Para ter mais informações sobre alguns dos eventos, clique aqui e confira a apresentação elaborada pela CEVID.

 

 

Fonte: TJ/PR 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *