16/11/2021 – G1 Mogi – Alto Tietê tem o menor número de mortos pela Covid-19 com até 49 anos em 19 meses, apontam cartórios

Segundo dados da Arpen, foram quatro vítimas de 0 a 49 anos. Número perde apenas para o primeiro mês da pandemia, quando houve uma única morte nessa faixa etária.

 

O número de pessoas com até 49 anos que morreram pela Covid-19 em outubro de 2021, no Alto Tietê, foi o menor em 19 meses. Segundo a Associação de Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), com apenas quatro vítimas, o índice só perde para o primeiro mês da pandemia (veja abaixo).

 

Outra faixa etária que registrou o patamar mais baixo desse período foi a de pessoas com 70 anos ou mais, com nove óbitos atestados nos cartórios da região. No entanto, o grupo de 60 a 79 anos continua sendo o que mais morre pela doença.

 

O levantamento inclui Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano. Segundo a Arpen, é levado em consideração o local de registro e, não necessariamente onde a pessoa vivia.

 

Do início da pandemia até outubro deste ano, os cartórios do Alto Tietê registraram 4.694 óbitos provocados pelo coronavírus. Do total, 17,3% eram de pessoas entre 0 e 49 anos.

 

Em abril, no pico da segunda onda, a região atingiu o maior patamar: foram 128 óbitos nessa faixa etária, cerca de 30 vezes mais do que o observado agora.

 

Somando todas as idades, o total de vítimas no décimo mês do ano ficou em 60. Foram dois a mais do que em setembro, mas o índice continua sendo o segundo menor desde o começo do ano.

 

Ainda segundo informações da Arpen, os idosos com idades entre 60 e 79 anos continuam sendo as principais vítimas da Covid-19 na região. Na comparação com setembro, os óbitos dessa faixa etária cresceram em 29,1%.

 

Também foram atestadas duas mortes a mais no grupo dos 40 a 59 anos. Em contrapartida, houve redução de 23,5% na população de 80 a 99. Os cartórios não registraram vítimas de 0 a 19 ou acima de 100 anos.

 

Fonte: G1 – Mogi das Cruzes e Suzano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *