16/11/2021 – Anoreg/RS – “Acredito muito que o serviço notarial e registral do país é de fundamental importância até mesmo para o crescimento e desenvolvimento da nossa pátria”

Coordenador de Avaliações no programa Cartório TOP pela ABC Cert, Valério Garcia Brisot concedeu entrevista à Anoreg/RS para falar sobre a implementação de uma gestão de qualidade nos serviços extrajudiciais

 

O fundador e Sócio-diretor da Brisot Consultoria & Treinamento Ltda. e da Academia Brisot de Ensino Coorporativo em Gestão Ltda – ABECG, Valério Garcia Brisot, concedeu entrevista à Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS) para falar sobre a implementação de uma gestão de qualidade nos serviços notariais e registrais.

Valério também atua como coordenador de Avaliações no programa Cartório TOP, da Anoreg/BR, pela ABC Cert. É engenheiro mecânico graduado pela UNESP/Bauru, pós-graduado em Administração de Empresas pela FAAP/São Paulo, e MBA em Planejamento e Gestão Ambiental – UCAM/Rio de Janeiro. Em 2016 formou-se auditor e consultor pela norma NBR 15906 para gestão de serviços notariais e de registros e pelo prêmio PQTA.

Leia a entrevista completa:

 

Anoreg/RS – Como implementar um sistema de gestão da qualidade nos cartórios?

Valério Garcia Brisot – Um sistema de gestão para cartório seria o ideal seguir a norma NBR 15906:2021, a qual dá as diretrizes e ideias para implementação do sistema de gestão, baseada em uma ferramenta de gestão chamada PDCA, que é planejar, fazer, checar e agir para melhoria, agir para correção. Todo sistema de gestão tem esse formato do PDCA, e essa norma pode facilitar muito a vida dos cartórios em uma diretriz para implementação de um sistema de gestão. Existe um programa chamado Cartório TOP, que é só acessar o site www.cartoriotop.com.br, fazer a adesão a esse programa da Anoreg Brasil, criado em 2021, válido até o final de dezembro. Lá nesse programa é possível assistir aos vídeos sobre a norma, além de conter um treinamento na norma NBR 15906, aproximadamente 20 modelos de documentos à disposição e uma checklist para a autoavaliação. Uma vez implementado o sistema conforme a 15906 existe uma diretriz no formato de checklist para avaliar se tudo foi feito de maneira adequada. Existe também um programa chamado PQTA, que é um programa de qualidade total da Anoreg, existente há mais de 14 anos, e também é uma boa forma para um cartório aplicar o sistema de gestão nos serviços notariais e registrais. Essa é minha recomendação.

 

Anoreg/RS – Quais os principais benefícios de ter esse sistema?

Valério Garcia Brisot – Primeiro que não tem contraindicação. Esse sistema de gestão vai melhorar muito a padronização e execução dos serviços, que se tornarão padronizados e reduz muito o tempo, reduz custo. Você acaba tendo uma lógica melhor para tratativa de possíveis falhas, possíveis não conformidades no sistema de gestão, existe um engajamento muito maior dos colaboradores, existe uma percepção muito forte do usuário em relação aos cartórios que possuem um sistema de gestão implementado. Existe uma diferença muito grande naqueles cartórios que fazem uma gestão sem ter uma diretriz, daqueles que possuem uma diretriz com base na norma, por exemplo a NBR 15906:2021. São muitos os benefícios: segurança jurídica, melhora o desempenho em uma eventual correição, reduz falhas, enfim, são vários os benefícios para um cartório na atualização desses temas de gestão. 

 

Anoreg/RS – Como coordenador de Avaliações no programa Cartório TOP pela ABC Cert, como avalia a adesão dos cartórios e Anoregs ao programa?

Valério Garcia Brisot – O programa Cartório Top é recente, foi criado esse ano, é um programa bastante inclusivo por conta do seu baixo custo. Por 350 reais o cartório tem acesso a treinamento, a avaliação, a auditoria por um avaliador independente, e que traz muitos benefícios para o cartório, além de preparar para programas talvez um pouco mais exigentes, com mais questões, como seria o caso do PQTA – Programa de Qualidade Total da Anoreg. Nós tivemos uma adesão significativa por ser a primeira vez, tivemos mais de 140 cartórios que aderiram ao programa, nem todos participaram da auditoria, pois não é esse o foco, mas sim que ele tenha pelo menos um primeiro acesso aos treinamentos, aos documentos, a conhecer os requisitos da NBR 15906, enfim, esse foi o intuito. Eu vi com bons olhos e acredito que atingiu uma expectativa nossa de adesão.

Como foi combinado com a Anoreg-Brasil, não houve custo para nenhuma Anoreg, mas, infelizmente, poucas participaram. Eu sei que a do Rio Grande do Sul participou, foi aprovada como Anoreg Top, e deixo aqui os parabéns a vocês que tiveram essa preocupação em participar, em ser avaliado por uma terceira parte. Acredito que quem participou ganhou com isso, quem deixou de participar tem a oportunidade ainda de participar esse ano, e com certeza ano que vem, como todo ano a Anoreg faz, daremos uma melhoradinha nos programas, então teremos provavelmente mudanças no ano que vem e acredito que a adesão será maior, em função até daqueles que participaram e gostaram do programa. Nós tivemos ótimos feedbacks, ótimos retornos em termos de satisfação com o programa, e isso eu fiquei bastante feliz porque esse programa ajuda a melhorar, com certeza, o serviço notarial e registral em todo o país. Só para ter uma ideia, acho que o único estado que não participou com os cartórios foi o estado do Piauí, o resto todos os estados tiveram, pelo menos, um cartório dentro desses mais de 140 participantes. O estado que mais participou com os cartórios foi o Mato Grosso, mas em termos de cartórios que chegaram até a finalização da certificação, o Rio Grande do Sul, proporcionalmente, teve o maior número de adesões, de cartórios Tops certificados.

 

Anoreg/RS – Qual a importância da capacitação dos cartórios para a prestação dos serviços?

Valério Garcia Brisot – Todo serviço deve ser prestado da melhor maneira possível para que os usuários se sintam seguros. Os cartórios executam atividades que influenciam diretamente nas condições de vida da população, seja o registro civil, seja ao passar seus bens, na aquisição de um imóvel, então é um serviço que deve ser prestado de maneira precisa para que o usuário evite dor de cabeção. A capacitação desses cartórios com uma linha, com uma diretriz, faz com que a melhoria dos serviços notariais e registrais tenha uma evolução e uma padronização, principalmente, para não ter diferença de atendimento de um cartório em relação a outro. Claro que não queremos deixar os cartórios como um “McDonald’s”, sempre igual, sempre os mesmos lanches, o ideal seria, mas nós temos as particularidades de cada gestor, de cada oficial, mas a padronização sempre é bem-vinda, e não tem outra forma de melhorar a padronização dos serviços a não ser treinando, a não ser capacitando, não tem fórmula mágica, não existe magia nisso, é esforço mesmo. Esperamos que os notários e os registradores se esforcem para melhorar os serviços, utilizando os mecanismos e as ferramentas que estão disponíveis no mercado, tal como a NBR 15906, e os programas da Anoreg, o Cartório Top e o PQTA.

 

Anoreg/RS – Qual a relevância da atividade notarial e registral no processo de desjudicialização e desburocratização dos serviços?

Valério Garcia Brisot – Sabemos que o Judiciário hoje está sobrecarregado, e quando temos essas opções, no caso dos serviços notariais e registrais, de reduzir a burocracia, de facilitar as coisas, automatizar o processo, é muito bem-vindo para todos nós cidadãos brasileiros, para que tenhamos mais agilidade naquilo que precisamos em termos de serviços notariais e registrais. Acredito muito que o serviço notarial e registral do país é de fundamental importância até mesmo para o crescimento e desenvolvimento da nossa pátria, do nosso país. A forma que está sendo feita hoje, buscando melhoria contínua, buscando agilidade e facilidade, tratamento VIP, é fundamental para que aqueles que são usuários desses serviços saiam satisfeitos e não tenham problemas futuros. Tudo que é bem-feito, tudo que é feito com agilidade e qualidade sempre é bem-vindo.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Anoreg/RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *