15/12/2021 – ND+ – Mais e mais catarinenses em busca da oportunidade no exterior

Aumento é de 60% e pode ser visto como uma busca dos catarinenses em melhores condições.

 

Os dados são referentes ao segundo semestre de 2021 em comparação com o mesmo período de 2020 nos cartórios de Santa Catarina. O crescimento é de 60% nos documentos certificados para uso no exterior. Dentre os atos certificados pelas unidades, estão documentos escolares e de dupla cidadania entre os mais procurados.

 

Dados do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), entidade que reúne os Cartórios de Notas do país e administra a plataforma de Apostilamentos, mostram que entre junho e novembro de 2021 foram realizados mais de 31,6 mil Apostilamentos em Santa Catarina, enquanto no mesmo período do ano passado foram validados 17,3 mil documentos.

 

O Apostilamento, realizado em Cartórios de todo o país, é utilizado para autenticar e permitir o reconhecimento mútuo de documentos brasileiros em outros 118 países.

 

Apenas para solicitações de vistos para estudos ou abertura de processos de dupla cidadania, o crescimento foi de 131%, passando de 9.702 mil no segundo semestre do ano passado, para 22.458 mil no mesmo período de 2021. Em 2020, os documentos apostilados referentes a quem desejava estudar ou tirar dupla cidadania representavam 56% do total de atos praticados, enquanto em 2021 já representam 71% das solicitações.

 

Para a presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Santa Catarina (CNB/SC), Wolfgang Sthur, os números demonstram o acerto do Poder Judiciário ao ter delegado esta nova função aos Cartórios de todo o País.

 

Dados do Ministério das Relações Exteriores já mostravam um aumento de quase 20% no número de brasileiros vivendo no exterior em comparação com 2018, isso sem se computar o número daqueles que vivem ilegalmente. Ainda segundo a pasta, 4,2 milhões de brasileiros moram atualmente longe do país.

 

Em busca de mais oportunidades? Jovens em busca do desbravar, se aventurar? Estudos? Os fatores são muitos. A própria pandemia trouxe um impulso a mais para muitos irem em busca do que sempre era apenas um projeto guardado.

 

Fonte: Site ND+

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *