14/12/2021 – Enfoque MS – Cartórios do Estado registram aumento de mais de 36% em casamentos no civil

Cartórios de Mato Grosso do Sul estão registrando uma maior quantidade de casamentos, os dados indicam um aumento de 36,7%, quando comparado com o ano anterior. São 11.264 mil matrimônios celebrados entre janeiro e outubro deste ano no Estado.

 

As informações foram divulgados pela Arpen/MS (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de Mato Grosso do Sul), detalhando que em 2020, 8.236 mil casamentos foram realizados. Já o amento passou a ser identificado a partir do terceiro mês do ano, período em que 1.151 mil cerimônias ocorreram, registrando 124 a mais que ano de 2020.

 

No segundo semestre do ano os números dispararam, tendo um aumento de 18,4 % entre os meses de agosto e setembro, em comparativo a ano passado. O momento coincide com o amento da vacinação contra a covid no MS e a flexibilização de medidas restritivas. Conforme o presidente da Arpen/MS, Marcus Roza este é um fato que influenciou os números.

 

A análise ainda indica uma forte tendência de maior aumento para o mês de dezembro, momento em que são realizadas férias coletivas, escolares e ainda o recebimento do décimo terceiro, sendo assim apontado como a melhor fase para a realização do evento de união.

 

Um outro dado divulgado é número de casamentos homoafetivos registrado no Mato Grosso do Sul, sendo um total de 157 no ano de 2021.

 

Fonte: Enfoque MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.