13/12/2021 – G1 MT – MT tem aumento de 104% na validação de documentos para viver no exterior

Os cartórios de Mato Grosso registraram um aumento de 104%, no segundo semestre deste ano, na validação de documentos para viver no exterior. De acordo com a Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT), a pandemia da Covid-19 e a crise econômica aceleraram as buscas pela validação de documentos.

 

Em relação às solicitações de vistos para estudos ou abertura de processos de dupla cidadania, o crescimento foi de 211%, passando de 736 no segundo semestre do ano passado, para 2,2 mil no mesmo período de 2021.

 

Os mato-grossenses estão buscando o serviço de ‘apostilamento’, que é a validação de documentos para uso no exterior, principalmente aqueles relacionados a dupla cidadania e formação internacional.

 

As dificuldades enfrentadas pelo Brasil durante a crise de saúde pública, a falta de perspectiva de emprego qualificado e perda do poder aquisitivo das famílias, também são motivos dos brasileiros que buscam os serviços nos cartórios.

 

Dados do Colégio Notarial do Brasil, mostram que entre junho e novembro de 2021 foram realizados mais de 3 mil ‘apostilamentos’ em Mato Grosso, enquanto que no mesmo período do ano passado foram validados 1,4 mil documentos.

 

O serviço está sendo muito procurado, pois garante validade e segurança jurídica dos documentos pessoais e profissionais dos brasileiros que querem viver no exterior.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, houve um aumento de quase 20% no número de brasileiros vivendo no exterior se comparado com 2018, mas sem computar o número daqueles que vivem ilegalmente.

 

Ainda segundo o levantamento, 4,2 milhões de brasileiros moram atualmente longe do país.

O ‘apostilamento’ é utilizado para autenticar e permitir o reconhecimento mútuo de documentos brasileiros em 118 países. Entre os documentos mais comuns estão as certidões de nascimento, casamento e óbito, as escrituras de divórcio, inventário, compra e venda e união estável, procurações, testamentos, diplomas, históricos e certificados escolares.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.