12/11/2021 – Campo Grande News – Casamentos civis crescem 36% este ano no Estado

Avanço da vacinação e redução nos casos de covid-19 dão mais segurança e justificam aumento

 

Dados dos cartórios sul-mato-grossenses indicam que houve um aumento de 36,7% em relação a 2020 nos casamentos civis em Mato Grosso do Sul. Entre janeiro e outubro deste ano, 11.264 celebrações foram registradas no Estado.

 

Conforme informado pela Arpen/MS (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de Mato Grosso do Sul), em 2020, foram realizados 8.236 matrimônios. O aumento nas celebrações neste ano foi notada nos cartórios a partir de março, que totalizou 1.151 casamentos, enquanto no ano passado, foram 1.027.

 

Já entre o período entre agosto e setembro, teve aumento de 18,4% em comparação com 2020. De acordo com o presidente da Arpen/MS, Marcus Roza, a flexibilização e os cuidados para combater o coronavírus são vistos como motivos para o crescimento nos números.

 

Ainda de acordo com Roza, a tendência é que as estatísticas continuem subindo em dezembro. Devido às férias coletivas, escolares e recebimento do décimo terceiro, o final do ano é apontado pela associação como período ideal para as cerimônias.

 

Em relação aos dados, a Arpen indica que 2021 registrou 157 casamentos homoafetivos.

 

Critérios necessários – Para o casamento civil, é necessário que os noivos estejam acompanhados de duas testemunhas, que precisam ter mais de 18 anos e documentos de identificação. Os envolvidos devem ir até o cartório de Registro Civil da região com 30 dias de antecedência para dar entrada na habilitação do casamento.

 

Os noivos devem levar Certidão de Nascimento, de casamento com averbação do divórcio (se forem divorciados), de casamento averbada ou de óbito do cônjuge (caso sejam viúvos). Também é necessário estar com documento de identidade e comprovante de residência.

 

Fonte: Campo Grande News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *