11/05/2021 – Olhar Digital – Como solicitar a segunda via de certidões pelo portal do Registro Civil

Encontrar documentos como certidão de nascimento ou certidão de casamento, por exemplo, nem sempre é tarefa fácil. O problema pode ser solucionado ao visitar o cartório mais próximo, mas em tempos de pandemia do coronavírus a melhor opção é solicitar a segunda via por meio do portal do Registro Civil.

O portal do Registro Civil é o canal oficial da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (ARPEN Brasil) criado para que os cidadãos possam solicitar a segunda via de certidões. No entanto, o site também oferece serviços para facilitar a localização de cartórios próximos e de documentos, bem como validar certidões digitais, monitorar o status de pedidos de CPF e solicitar procuração para a Secretaria da Receita Federal do Brasil.

A boa notícia é que os processos podem ser feitos de maneira online, evitando o deslocamento dos indivíduos e as longas filas nos pontos presenciais. Quem optar pela certidão digital receberá o documento no e-mail fornecido. Já as certidões físicas são postadas pelo correio e podem chegar ao destinatário em um prazo aproximado de 10 dias após a confirmação do pagamento.

As solicitações podem ser feitas por meio de poucos passos e os processos podem durar pouco mais que alguns minutos. Caso queira saber como pedir a segunda via de certidões no portal do Registro Civil, acompanhe o tutorial abaixo.

Como solicitar a segunda via de certidões no portal do Registro Civil

Antes de iniciar o processo, entre no portal do Registro Civil por meio deste link e cadastre-se no site. Para isso, basta clicar em login (localizado no canto superior direito da tela), escolher a opção “Não tem uma conta? Crie uma agora” e informar todos os dados solicitados. Ao final do processo, clique em “Cadastrar”.

No passo a passo abaixo será usada como exemplo a solicitação para a segunda via de certidão de nascimento. No entanto, o processo é quase idêntico para as segundas vias da certidão de casamento e a certidão de óbito.

– Vá para a página inicial do portal do Registro Civil e clique na opção “Nascimento”;

– Será necessário informar o estado, a cidade e o cartório onde a certidão está localizada. Feito isso, clique em “Próximo”;

– Insira o nome completo da pessoa, o CPF e a data de nascimento antes de prosseguir;

– Inclua a filiação (reconhecimento jurídico de maternidade ou paternidade);

– Agora, será preciso indicar os dados do registro, como livro, folha e termo. Eles estão indicados no RG, na própria certidão de nascimento ou mesmo na carteira de trabalho;

– Escolha entre a certidão impressa ou a certidão digital;

– Revise os dados e confira o valor. Vale lembrar que o valor das certidões e emolumentos é tabelado de acordo com a Corregedoria Estadual. Isso significa que o preço é idêntico ao cobrado nos cartórios físicos. Alterações de valores ocorrem apenas quando há inclusão de frete;

– Será necessário fazer o login no portal do Registro Civil. Após isso, escolha a opção do frete. Se a opção for de certidão digital, o documento será enviado para o e-mail fornecido. Feito isso, escolha a forma de pagamento: cartão de crédito, carteira virtual ou boleto bancário;

Após o pagamento do pedido o usuário poderá acompanhar todo o andamento do processo pelo site. A previsão é de que os documentos cheguem ao destinatário em aproximadamente 10 dias após a confirmação do pagamento.

Fonte: Olhar Digital