08/07/2021 – IRTD – 100 mil clientes utilizam a central nacional dos cartórios de RTDPJ

A central nacional dos cartórios de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas – www.rtdbrasil.org.br – ultrapassou ontem (5/7) a marca de 100 mil usuários cadastrados, entre pessoas físicas e jurídicas. A plataforma foi lançada em 2012 e, em 2019, passou por uma grande reformulação, visando maior segurança e mais facilidades para os usuários.

No mês passado, os indicadores da central gerenciada pelo Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas – IRTDPJBrasil, mostraram sua abrangência e capilaridade, em todos os estados brasileiros. Mais de 80% dos cartórios da especialidade já utilizam a plataforma, que não cobra taxa de utilização dos seus clientes.

Considerando os últimos 18 meses, a Central RTDPJ ultrapassou a marca de 77 mil pedidos. Os números dos seis primeiros meses de 2021 se igualam ao todo recebido em 2020. Ou seja, de janeiro a junho deste ano, foram feitas 38,5 mil solicitações na Central.

“A Central Brasil de RTDPJ é totalmente custeada pelos próprios registradores. Cada vez mais estamos investindo em soluções tecnológicas para facilitar tanto a vida das empresas e pessoas físicas, que recorrem aos serviços eletrônicos. Também oferecemos um ambiente de soluções, especialmente criado para facilitar a vida dos cartorários”, afirma o presidente do IRTDPJBrasil, Rainey Marinho.

Na avaliação de Marinho, a Central cresceu numericamente durante a pandemia, auxiliando os cartórios usuários a manter o movimento de suas serventias. “Em alguns estados tivemos sérias restrições com relação ao atendimento de balcão, o que representou uma queda brusca nos serviços prestados. A Central levou serviços, com segurança, para os pequenos e grandes cartórios, evitando até mesmo demissões do corpo de funcionários”, acredita Rainey. Devido à covid19 e às medidas de isolamento social, a procura pelos serviços eletrônicos aumentou mais de 200%.

“Em nome de todos RTDPJs do Brasil, agradeço de coração aos colegas: Robson Alvarenga, Julia Vidigal, Marco Antonio Domingues, Audrey Caldeira, indispensáveis na renovação da Central. Agradeço, ainda, aos presidentes Paulo Rego e José Maria Siviero, ao presidente do IRTDPJ/Rio de Janeiro, Durval Hale e a CERD, além da CDT. Meu muito obrigada a todos colegas de diretoria e à nossa equipe em Brasília. Este resultado se deve a muito suor, trabalho e dedicação coletiva”, finaliza o presidente do Instituto Brasil.

SOBRE A CENTRAL RTDPJ

A Central RTDPJBrasil funciona como um sistema mediador que liga os clientes que desejam solicitar atos aos cartórios de RTD e RCPJ (registro, certidões, notificações extrajudiciais, entre outros serviços). É a maior plataforma de registro eletrônico de documentos do País.

Serviços para os cartórios

Envio das informações para o SINTER; Desmaterialização de documentos (com geração de folha de rosto); Entrega eletrônica: cliente dá entrada física e recebe eletrônico; API para integração com seus sistemas internos; Envio de dados legados (retroativo) – para alimentar os serviços de Busca Eletrônica que estão em desenvolvimento; módulo de gestão de recebimento; boleto split; recebimento por transferência ou pix.

Serviços para os usuários

RTD: a) Registro de documentos eletrônicos; b) Registro de documento físico; c) Averbação de documento eletrônico; d) Averbação de documento físico e) Notificação extrajudicial (avulsa ou em lote); f) Pedido de certidões; g) Busca de documentos; h) Busca por nome

RCPJ: Todos os serviços de Registro Civil de PJ são realizados de acordo com o cartório que recepcionará o pedido. A Central já possui integração com a Redesim para deferimento/alteração de CNPJ, a exemplo de São Paulo e Alagoas. Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul possuem sistemas próprios.

Fonte: Comunicação IRTDPJBrasil / Andréa Vieira
Em 06/07/2021

Fonte: IRTDPJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *