06/12/2021 – G1 – Em MS, cresce em 171% a validação de documentos para estudo no exterior e dupla cidadania

Dados referem-se aos meses de junho a novembro. O número total de solicitações para apostilamento também foi maior, aumentando 123% com relação a 2020.

 

Números de ações de apostilamento, serviço de validação de documentos para uso no exterior, teve um aumento significativo no segundo semestre de 2021, comparado ao mesmo período do ano anterior. As solicitações de vistos para estudos ou abertura de processos de dupla cidadania cresceram 171% no período, segundo dados do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF).

 

Entre junho e novembro deste ano, foram 5.335 solicitações para vistos estudantis e de dupla cidadania. Nos mesmos meses de 2020, as solicitações totalizaram 1.971. A porcentagem dessa categoria entre os demais documentos apostilados também cresceu.

 

Em 2020, os documentos apostilados referentes a quem buscava estudar ou tirar dupla cidadania representavam 44% do total de atos praticados. Já este ano, alcançam 50%.

 

O presidente da Associação dos Notários e Registradores do Mato Grosso do Sul (Anoreg/MS), José Baltazar, ressalta que o aumento dessas solicitações deve-se à falta de oportunidades no Brasil e à abertura das fronteiras internacionais, após o início da vacinação contra a Covid-19.

 

“O estado segue a tendência nacional e sofre com a ‘perda de cérebros’, em virtude da saída de estudantes e profissionais qualificados para o exterior”, completa Baltazar.

 

Com relação ao número total de apostilamentos, o crescimento foi de 123%. Entre os documentos apostilados com mais frequência estão certidão de nascimento, casamento e óbito, escritura de divórcio, inventário, compra e venda e união estável, procurações, testamentos, diplomas, históricos e certificados escolares. Em 2021, foram realizados mais de 8.469 mil apostilamentos em Mato Grosso do Sul, já em 2020, 3.761 foram validados.

 

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *