05/05/2021 – O Tempo – Com aumento de mortes, Justiça amplia horário de cartórios aos finais de semana

No último domingo, a reportagem de O TEMPO flagrou uma grande fila de pessoas em um cartório do bairro de Lourdes que precisavam de certidão de óbito para sepultar seus familiares

Devido ao agravamento da pandemia, a Corregedoria de Justiça de Minas Gerais decidiu ampliar o atendimento ao público que precisa da obtenção de certidão de óbito para enterrar os familiares que morreram em decorrência da Covid. Dessa forma, foi alterada a escala de plantão bimestral nos cartórios para os registros de óbito em Belo Horizonte, durante o mês de abril.

Dois cartórios da capital ficarão abertos aos sábados, domingos e feriados, no horário das 9h às 12h e das 13h às 17h. Os registros de óbitos poderão ser feitos nos cartórios do 1º Subdistrito (na rua Aquiles Lobo, no bairro Floresta) e do 3º Subdistrito (na rua São Paulo, em Lourdes).

A ampliação no atendimento aos finais de semana foi necessária devido ao aumento no número de vítimas da Covid. No último domingo (28), a reportagem de O TEMPO flagrou cerca de 30 pessoas em uma fila na porta do 3º Cartório de Registro Civil, na rua São Paulo, aguardando atendimento para obter o registro de óbito. O documento é obrigatório para que haja sepultamento.

Somente em março, pelo menos 456 moradores de Belo Horizonte morreram por causa da Covid. Desde o início da pandemia, já foram contabilizados 3.202 óbitos.

Fonte: O Tempo