02/01/2022 – G1 São Carlos – Número de registros de casamentos em cartórios aumenta 32% em São Carlos em 2021

Pandemia adiou o sonho de muitos casais, mas vacinação aumentou segurança.

 

São Carlos (SP) teve um aumento de 32% nos registros de casamentos nos cartórios em 2021 em relação a 2020, segundo dados do Portal da Transparência do Registro Civil. Com pandemia, muitas uniões tiveram que ser adiadas, mas a vacinação permitiu uma flexibilização maior.

 

Em São Carlos, foram 923 casamentos em 2021, contra 696 registros de 2020. No estado de São Paulo, foram 229.901casamentos, aumento de 15,42% em relação a 2020, quando foram registrados 199.174.

 

Sonho adiado

 

O sonho da auxiliar administrativo Mariane Ricci de Souza e do bobinador Miqueias Patrick de Souza foi um dos adiados por conta da Covid. O casório só aconteceu em setembro do ano passado, quase um ano depois do planejado.

 

“Adiamos umas 3 vezes, até a gente ter coragem, reduzimos pessoas, mudamos horários, mas fizemos a festa. O tão realizado sonho aconteceu depois de tanto esperar”, disse Mariane.

 

“Hoje a felicidade mora em casa, ela é tudo para mim, minha paíxão, melhor amiga. Graças a Deus deu tudo certo diante de tantas dificuldades”, afirmou Miqueias.

 

O mesmo aconteceu com a bancária Andressa Tozoni, que casou há dois meses. “A gente queria casar, ter nosso espaço e a gente decidiu fazer algo de última hora. Em 2 semanas, planejei todo meu casamento com decoradora, cerimonialista, com tudo e foi tudo perfeito. Teve impacto da pandemia no planejamento, no casamento, mas o final foi perfeito”, disse.

 

Mudanças nos casamentos

 

Com a pandemia, os cartórios tiveram que se adaptar à nova realidade. “Antes da pandemia a gente deixava os noivos à vontade, podia trazer quantos padrinhos quisessem ter porque a gente tem bastante linha no livro, então a gente deixava todo mundo assinar, tirar foto. Agora dois padrinhos a deixa ter”, disse a oficial de cartório Flávia Torresan.

 

Outra mudança é que as cerimônias passaram a ser ao ar livre.

 

Fonte: G1 – São Carlos e Araraquara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.